Pular para o conteúdo principal

O Grande ritual da vida

FOTO: SAWARA S. SANTOS
O aprendiz perguntou ao velho Pajé qual o ritual mais poderoso, qual o grande ritual que poderia trazer benefícios para toda a vida, e qual seria aquele que daria o poder de vencer inimigos.
O Velho Pajé acendeu o fogo no chão e jogou umas folhas secas que exalaram um perfume prazeroso e tranquilizador.
O chão de terra batida e limpo da oca promovia o sagrado do clima.
A luz do fogo clareou o ambiente, era um momento âmbar, quase dourado.
O Velho Pajé olhou para a ansiedade do jovem:
- Pequeno caminhante, antes de mais nada, um ritual é um diálogo que se realiza com o espírito da tempo, o espírito do espaço e o espírito das intenções que se promove. Toda intenção perversa, maledicente, vingativa, caluniadora, e outras procedências ruins, não possuem o verdadeiro poder. Além disso, um ritual pode se transformar em um hábito, uma crença, ou uma tradição. Ou seja, pode se transformar em uma ação contínua e degradante, se for mal intencionado.
- Então não existe ritual poderoso!
- Sim, existe. o ritual mais poderoso é o de poder ajudar alguém a se re-erguer nos momentos de debilidade ou desarmonia. E isto só é possível com um coração preenchido da compaixão, do amor incondicional, e da sabedoria para orientar de acordo com a necessidade e a possibilidade de cada momento. este é o grande ritual da vida!

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena