sobre cuidar e educar

Para refletirmos a questão relativa aos filhos melhores, recebi a seguinte contribuição:
O mestre em educação, com doutorado na França, Prof. José Raul Teixeira, escreveu um livro chamado Desafios da Educação, e neste livro ele diz textualmente: "seus filhos são espiritos". Ele diz que nossos filhos vieram para que os pais os ensinem na sua autosuperação, na reestruturação do caráter moral, e no abrilhamento intelectual. E enfatiza que nossos filhos não chegam até nós como paginas em branco, que desde cedo já podemos observar inclinações, tendencias e instintos.
Por isso o papel fundamental dos pais na educação desde o berço, e chama a atenção dizendo que " em nenhum reino a infancia é tão longa quanto o humano".
Sendo assim é bom observar alguns itens:
1) Seus exemplos são fundamentais.
2) Estamos sendo observados o tempo todo.
3) Nossas ações falam mais do que palavras.

Isso tudo desde a barriga da mãe. No livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, o autor Augusto Cury escreve: " ...pais que não tem coragem de reconhecer seus erros , nunca ensinarão seus filhos a enfrentar seus próprios erros e a crescer com eles". No livro Vereda Familiar, de autoria de Thereza de Brito, ela ressalta:" ...o que para os pequeninos você apresentar como normal, se normalizará em seus caminhos..."
2 comentários

Postagens mais visitadas