sobre cuidar e educar

Para refletirmos a questão relativa aos filhos melhores, recebi a seguinte contribuição:
O mestre em educação, com doutorado na França, Prof. José Raul Teixeira, escreveu um livro chamado Desafios da Educação, e neste livro ele diz textualmente: "seus filhos são espiritos". Ele diz que nossos filhos vieram para que os pais os ensinem na sua autosuperação, na reestruturação do caráter moral, e no abrilhamento intelectual. E enfatiza que nossos filhos não chegam até nós como paginas em branco, que desde cedo já podemos observar inclinações, tendencias e instintos.
Por isso o papel fundamental dos pais na educação desde o berço, e chama a atenção dizendo que " em nenhum reino a infancia é tão longa quanto o humano".
Sendo assim é bom observar alguns itens:
1) Seus exemplos são fundamentais.
2) Estamos sendo observados o tempo todo.
3) Nossas ações falam mais do que palavras.

Isso tudo desde a barriga da mãe. No livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, o autor Augusto Cury escreve: " ...pais que não tem coragem de reconhecer seus erros , nunca ensinarão seus filhos a enfrentar seus próprios erros e a crescer com eles". No livro Vereda Familiar, de autoria de Thereza de Brito, ela ressalta:" ...o que para os pequeninos você apresentar como normal, se normalizará em seus caminhos..."

Comentários

  1. Muito importante essas reflexões...Concordo e os filhos são um aprendizado para os pais para toda a vida...Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cris,

    a respeito dos encontros de cura, o nosso próximo encontro é dia 6 de junho e tem o tema de ecologia interior.
    Você deve receber em breve um e-mail falando mais especificamente!


    Kaká Werá

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comente este artigo

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro atitudes de paz que nos tornam ricos

COMO TORNAR SEU LUGAR SAGRADO