Pular para o conteúdo principal

Unipaz do Rio de Janeiro

20 e 21 de MARÇO - Tradição Ancestral Brasileira

"O Brasil ancestral já era uma terra de "mil povos" com inúmeras maneiras de conceber a realidade física e outros níveis da realidade através de suas filosofias e cosmovisões. Dentre elas, a imemorial cosmovisão tupy e as tradições solares e lunares.
Ao contrário do que é dito na história oficial, esses povos deixaram saberes complexos e profundos sobre o ser e sobre a natureza e edificaram sistemas comunitários de vida, medicinas, comportamentos e filosofia como, por exemplo, os três níveis da ancestralidade, a nossa árvore ancestral: a ancestralidade biológica, nossas raízes no mundo físico; a ancestralidade anímica, tecida com as forças que vêm dos quatro elementos, das quatro energias e das quatro direções da natureza; a ancestralidade divina, a nossa essência primordial.
Neste encontro serão abordados os itens:
> Panorama geral dos povos antigos do Brasil.
> A cosmovisão tupy e sua influência nas raízes ancestrais do Brasil.
> Os Fundamentos do Ser, segundo a filosofia tupy.
> O xamanismo tupy: origem, sistema e métodos.
> Os três níveis da ancestralidade, o culto aos ancestrais, seu objetivo e sentido.
8 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena