O índio e seu Dia

Mais uma vez se aproxima a semana de comemoração ao índio. Mas ainda estamos muito longe de fazer valer a lei federal que obriga o estudo de sua história, seus valores, sua cultura, de modo mais profundo e adequado.
É necessário para o país enquanto nação tocar nos aspectos mais profundos e preciosos dessa imensa diversidade e deste plural singularizado como índio.
Primeiro porque isso vai colaborar para diminuir discriminações de todo o tipo. Segundo porque isso vai colaborar para acolhermos enquanto nação o respeito pelas raízes que a fundaram.
Finalmente, porque a compreensão mais profunda da relação homem/ambiente esta nas memórias ancestrais destas culturas, e é imperioso que possamos recuperar o sentido mais profundo desta memória.
desejo que o índio que habita em cada coração seja abençoado neste momento!!!

Comentários

  1. Kaká Werá, qualquer pessoa pode ser indio?

    ResponderExcluir
  2. seria,digamos,poder manter a consciência alerta e por conseguinte apta ao alinhamento de referenciais fundamentados na sabedoria ancestral, presente ainda, no dna dos descendentes desses povvos originários em especial naqueles descendentes ki actualmente atuam na divulgação de suas culturas, se pudermos considerar à esses,como uma espécie de vanguarda. Alinhamento de referenciais, fundamentados na sabedoria ancestral dos verdadeiros donos dessas terras; para mim, portanto, é a capacidade de manter-se "antenado" à dinâmica do processo histórico presente, mesmo ki à nível subjetivo/subliminar, muito embora nada se compare à uma verdadeira experiência na pta da pátria ki TUPÃ CLAREIA. Haux Pero........somos todos Líndios !!! ki prosperem as comemorações ref. à semananacional do ÍNDIO.!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comente este artigo

Postagens mais visitadas