Sustentabilidade

Quando as culturas humanas deixaram de ser verdadeiramente sustentáveis, ou seja, considerando como parte de seu desenvolvimento o cuidado com os recursos da natureza, suas disponibilidades, seus ciclos e sua sazonalidade; não havia menção de guerras ou de quaisquer tipo de violência ou problema relacionado á fome.
Os estudiosos poderiam dizer que não há registro histórico de sociedades milenares sustentáveis. Mas a questão é que os registros históricos estão intimamente ligados á registros de conflitos. Quando há sustentabilidade, os conflitos são mínimos, ou considerados irrelevantes.
Nas sociedades ancestrais sustentáveis, a história não é história, é narrativa mítica, é fábula, ou seja, é norteada para transmitir valores, idéias, pensamentos e visões de origem, e não a guerra.
Mas a questão que gostaria de colocar aqui é que quando pensamos uma civilização incluindo o cuidado com a natureza e o uso adequado de seus recursos e disponibilidades; questões sociais como violência, fome, desigualdade social, também são afetadas positivamente. Ou seja, sustentabilidade não é só proteger a natureza, mas é equilibrar a sociedade como um todo.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas