Pular para o conteúdo principal

Índios são preparados para mercado de trabalho

Dourados vai iniciar nos próximos dias uma ação inédita: qualificação de mão-de-obra indígena para garantir trabalho aos índios das aldeias Bororó e Jaguapiru, que juntas formam a reserva indígena mais populosa do país. A iniciativa é do prefeito Murilo Zauith. Os cursos serão aplicados através do projeto Qualifica Dourados, que vai preparar também os trabalhadores da cidade.


Nesta quinta-feira, uma equipe da Semaic (Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio) permaneceu o dia na reserva preparando currículos de homens e mulheres indígenas interessados em entrar no mercado de trabalho formal.


A proposta de incluir os índios no programa partiu de uma decisão do prefeito. No entendimento de Murilo, a inserção dos índios no mercado de trabalho é um dos caminhos para contribuir com a melhoria das condições de vida na reserva indígena.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena

ÍNDIO É PROGRESSO

Da época da colonização para os tempos atuais de certa forma ocorreu uma evolução no relacionamento da sociedade para com os povos indígenas. No início foram escravizados. Pouco mais de um século depois, com o advento da escravização africana foram perseguidos para serem mortos por serem considerado “estorvo” para os caçadores de tesouro. Com o tempo, foi-se caipirizando e caboclando os remanescentes das mais diversas etnias e apagadas suas memórias ancestrais.   Somente na metade do século XX é que começou a haver um interesse mais humanista pela diversidade étnica brasileira, que coincidiu com o delineamento da democracia nos anos 80, colaborando  também para surgir um movimento de cidadania indígena e revitalização de suas lutas históricas. No passado foram as chamadas “bandeiras” que destituíram milhares de comunidades de suas tradições e modo de ser. Atualmente  a pressão de grandes obras de infraestrutura em locais que por direito é destinado á povos indígenas ou á preservação amb…