Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2011

Sobre a Educação Indígena

A educação indígena, feita pelos e para os ameríndios, avançou muito nas últimas décadas. A partir da Constituição de 1988, que assegurou aos índios o reconhecimento de sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, uma série de leis foram criadas, garantindo o direito a uma educação multicultural e bilíngue, respeitosa de seus conhecimentos e organização sociocultural.

O projeto para as escolas indígenas que está em construção em diferentes comunidades do País é o de uma escola feita pelos e para os índios: são professores indígenas formados e currículo diferenciado, elaborado em parceria com a comunidade onde línguas, conhecimentos e formas de transmissão indígenas são valorizados.

Diferentes populações indígenas já têm professores formados em magistério e em ensino superior. No entanto, os dados ainda mostram um déficit a ser superado. Para além desse déficit, a educação indígena apresenta ainda fortes deficiências, tanto no que tange a infraestrutura escolar com…

Más notícias

Cerca de 65 crianças e adolescentes da comunidade indígena Ypo"i estão fora das salas de aula este ano porque foram impedidas de se locomover dentro de São Luiz, em Paranhos (MS), para pegar o ônibus escolar, segundo denúncia do Ministério Público Federal. O MP pede que o proprietário libere o trânsito imediatamente. Os estudantes fazem parte de um grupo acampado na fazenda desde agosto de 2010 - os indígenas reivindicam parte das terras da fazenda.