Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2011

Nós choramos juntos devido a aprovação de Belo Monte

Eu republiquei uma foto de Raoni em um blog anterior onde aparecia ele chorando. Dizia-se que ele chorava por Belo Monte. Depois houve um comentário dizendo que aquela foto foi tirada por ocasião da morte de Orlando Vilas Boas. Bom, isso me fez pensar sobre alguns cuidados que tanto eu quanto aqueles que lidam com a internet precisam ter. É muito fácil hoje em dia colar uma foto, uma notícia, uma frase. na internet. Pois é. Da próxima vez irei verificar melhor os fatos, a origem, os dados...
No entanto,simbolicamente aquele choro representa o choro da nossa incapacidade, pelo menos das pessoas que são sensíveis e conscientes do que vai ocorrer com a execução de Belo Monte. Sim, nós choramos pelas consequências terríveis em relação á esse projeto.

No Piauí tinha índio

Durante muito tempo ignorou-se a existência de populações nativas em terras onde é hoje o Estado do Piauí, sobretudo porque essa população foi praticamente extinta durante a colonização, iniciada em meados do século XVII, por bandeirantes paulistas e baianos.
Apenas há algumas décadas essa lacuna vem sendo preenchida por estudos e pesquisas de alguns raros pesquisadores, e assim mesmo muito pouco difundidos, sendo conhecidos apenas por uma pequena parcela de estudantes, professores, pesquisadores e intelectuais interessados na história do Piauí.
Nesse contexto, O Livro História dos índios do Piauí será lançado no dia 07 de junho de 2011, a partir das 18h até às 21h, no IX Salão do Livro do Piauí - SALIPI. Já no dia 11, a autora do livro, Claudete Miranda, participará do BATE PAPO LITERÁRIO, no Stand da UFPI. O evento homenageará este ano um dos mais importantes estudiosos do Piauí, prof. Raimundo Nonato Santana.