Top de Mídia, premio pela sustentabilidade

Recentemente fui á Santa Catarina participar de um evento chamado TOP DE MÍDIA, de grande relevância naquele ponto do sul do país, que homenageia empreendedores da cidade do Braço do Norte e Gravatal e também determinados convidados especiais por contribuições culturais e sociais na região e no Brasil.
Para mim foi também um momento nostálgico de minha relação com aquele lugar. No final dos anos 80 realizei junto com um pequeno grupo de amigos um trabalho social para o povo guarani da região e que foi muito difícil;  na verdade não cumprimos o objetivo central da ação, que era mudar uma mentalidade coletiva fundada no assistencialismo e no sentimento de inferioridade perante á cultura dos colonizadores. Dez anos depois, no entanto, havia tecido uma rede de amigos, educadores, empreendedores, sonhadores, terapeutas e ativistas ambientais; que de certa forma continuaram semeando e praticando uma filosofia da cooperatividade, da solidariedade e do cuidado com a natureza. Eles se tornaram os guerreiros do coração e caminhantes pela paz. Sim, existe uma caminhada pela paz na região que tive o privilégio de participar da primeira em 1999 e hoje está na décima-terceira.
De algum modo, embora nas aldeias ainda seja incipiente as ações sustentáveis que se substituem pelas assistencilistas e depredadoras, nas gerações pós década de 90 temos círculos cada vez maiores de pessoas pensando globalmente e agindo localmente pelo bem estar do "Todo" e não somente de "si mesmo". E isto é realmente revolucionário.
Por isso agradeço muito fazer parte desta rede de amigos do sul do país, desta região belíssima, e torce ao mesmo tempo em que agimos, para que a qualidade de vida e das relações cada vez mais melhorem nestes tempos de transição e de mudança de paradigma!
Embora eu tenha sido homenageado, na verdade, é essa complexa rede do bem sustenta este reconhecimento! Muito Obrigado! Embora tive que fazer um enorme esforço para vestir essa armadura pós-moderna com aquela gravatinha estranha!

Comentários

  1. KAKA WERÁ, Grande SER....amado irmao inspirado nas grandes causas, continuemos semeando e compartilhando. Que as luzes do Grande Misterio desçam sempre aos corações dos homens e la permaneçam......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comente este artigo

Postagens mais visitadas