Pular para o conteúdo principal

A visão de mundo da tradição tupy

A visão de mundo da tradição tupy pode servir de semente e inspiração para pensarmos em gerar um novo modelo de sociedade em muitos aspectos.  A começar pela estrutura social não hierárquica e com ênfase no cooperativismo. A base social tupy é de decisões coletivas e ações coordenadas para serem viabilizadas por grupos, que se adequam ás tarefas por gosto e prazer e não por imposição de uns sobre outros.
A outra questão é a proposta de consumo e produção. Produzir alimentos e artefatos estritamente de acordo com as possibilidades locais e consumir o estritamente necessário e com ênfase na qualidade daquilo que se produz. além do fato de fazer girar a economia utilizando-se também do sistema de escambo.
Além dessas existem diversas tecnologias sociais que podem inspirar a sociedade neste momento de gravíssima crise ecológica e humana. Mais uma questão imprescindível é o foco no desenvolvimento de valores humanos. No aperfeiçoamento do caráter e da qualidade das relações pessoais e interpessoais.

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena

ÍNDIO É PROGRESSO

Da época da colonização para os tempos atuais de certa forma ocorreu uma evolução no relacionamento da sociedade para com os povos indígenas. No início foram escravizados. Pouco mais de um século depois, com o advento da escravização africana foram perseguidos para serem mortos por serem considerado “estorvo” para os caçadores de tesouro. Com o tempo, foi-se caipirizando e caboclando os remanescentes das mais diversas etnias e apagadas suas memórias ancestrais.   Somente na metade do século XX é que começou a haver um interesse mais humanista pela diversidade étnica brasileira, que coincidiu com o delineamento da democracia nos anos 80, colaborando  também para surgir um movimento de cidadania indígena e revitalização de suas lutas históricas. No passado foram as chamadas “bandeiras” que destituíram milhares de comunidades de suas tradições e modo de ser. Atualmente  a pressão de grandes obras de infraestrutura em locais que por direito é destinado á povos indígenas ou á preservação amb…