Pular para o conteúdo principal

A visão de mundo da tradição tupy

A visão de mundo da tradição tupy pode servir de semente e inspiração para pensarmos em gerar um novo modelo de sociedade em muitos aspectos.  A começar pela estrutura social não hierárquica e com ênfase no cooperativismo. A base social tupy é de decisões coletivas e ações coordenadas para serem viabilizadas por grupos, que se adequam ás tarefas por gosto e prazer e não por imposição de uns sobre outros.
A outra questão é a proposta de consumo e produção. Produzir alimentos e artefatos estritamente de acordo com as possibilidades locais e consumir o estritamente necessário e com ênfase na qualidade daquilo que se produz. além do fato de fazer girar a economia utilizando-se também do sistema de escambo.
Além dessas existem diversas tecnologias sociais que podem inspirar a sociedade neste momento de gravíssima crise ecológica e humana. Mais uma questão imprescindível é o foco no desenvolvimento de valores humanos. No aperfeiçoamento do caráter e da qualidade das relações pessoais e interpessoais.

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena