Pular para o conteúdo principal

Autoconhecimento e Ancestralidade

A tradição tupy do ponto de vista arqueológico e antropológico tem sua presença no Brasil á aproximadamente 12.000 anos. Além disso, geneticamente, marca o nascimento do país no século XVI devido ao início da miscigenação conflituosa que passou a ocorrer nesta época com a chegada dos europeus, notadamente: portugueses, franceses, holandeses e também espanhóis.
Entre as grandes contribuições desta tradição, devemos destacar a cosmovisão e filosofia do ser. Estas são realmente profundas e grandiosas.
A visão tupy do universo e da terra se assemelha á das grandes culturas milenares como o hinduísmo e ao mesmo tempo não se distancia da ciência. Nesta visão, o Universo é um desdobramento de Tupã, expressão que significa "clarão que expande e vibra como um trovão". E sua filosofia afirma que o ser humano é em essência uma "vibração vivificada", que possui o dom criador e a luz emanadora da vida.
Esta tradição é uma escola de autoconhecimento das mais antigas da Terra, vale a pena pesquisar mais.Por isto os convido para realizar esta pesquisa comigo, na Unipaz. Para quem se interessa por saberes ancestrais, vale a pena.

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena