Homenagear a Diversidade

Em abril inicia-se logo mais as comemorações pelo Dia do Índio. Em pleno século XXI o que mais queremos na verdade, tanto os descendentes dos povos indígenas quanto os parentes das etnias ainda existentes; é o respeito e cuidado á biodiversidade e a ação para recuperação da dignidade da diversidade cultural existente ainda na dimensão continental do país.
Somos um povo plural desde antes de nos concebermos enquanto nação brasileira. Há estudos de que habitavam nestas terras cerca de 6 á 20 milhões de pessoas no século XVI;  e não eram todos iguais em língua, cultura e aparência  Sabemos hoje que só a diversidade proporciona riqueza em diversos sentidos: saberes, culturas, ciências,  cosmovisões, variedade de possibilidades de recursos, etc.
Seria um salto qualitativo e evolutivo se nesse período em que deveríamos honrar as raízes do Brasil, pudéssemos também reconhecer os benefícios da alteridade e pluralidade cultural.Na verdade, estaríamos aceitando desse modo a vocação natural desta terra.

Postagens mais visitadas