Pular para o conteúdo principal

Homenagear a Diversidade

Em abril inicia-se logo mais as comemorações pelo Dia do Índio. Em pleno século XXI o que mais queremos na verdade, tanto os descendentes dos povos indígenas quanto os parentes das etnias ainda existentes; é o respeito e cuidado á biodiversidade e a ação para recuperação da dignidade da diversidade cultural existente ainda na dimensão continental do país.
Somos um povo plural desde antes de nos concebermos enquanto nação brasileira. Há estudos de que habitavam nestas terras cerca de 6 á 20 milhões de pessoas no século XVI;  e não eram todos iguais em língua, cultura e aparência  Sabemos hoje que só a diversidade proporciona riqueza em diversos sentidos: saberes, culturas, ciências,  cosmovisões, variedade de possibilidades de recursos, etc.
Seria um salto qualitativo e evolutivo se nesse período em que deveríamos honrar as raízes do Brasil, pudéssemos também reconhecer os benefícios da alteridade e pluralidade cultural.Na verdade, estaríamos aceitando desse modo a vocação natural desta terra.

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena

Quatro atitudes de paz que nos tornam ricos

Não sabemos muitas vezes definir a palavra paz, mas quando a ouvimos, algo de bom ressoa em nossos corações. Onde há paz, há riqueza em todas as suas dimensões: social, econômica, ecológica, e pessoal.  Mas embora seja difícil definí-la, podemos pelo menos refletir sobre o que nos põe fora dela e o que nos aproxima, integrando-a. Na sabedoria ancestral são reconhecidas quatro atitudes que nos distancia de sua luz : A primeira atitude que a torna longe de nossa presença pacífica é a ideia de separatividade. Os mestres de sabedoria ensinam que somos uma só vida desdobrada em muitos, que embora tenhamos uma individualidade, em essência somos uma mesma respiração desa Vida. Mas criamos de nossas individualidades segregações, visões de mundo e sobre nós mesmos  que geraram conflitos diversos, que tem trazido desde tempos imemoriais toda sorte e graus de dificuldades nos relacionamentos e convivências. A  segunda atitude que nos distancia da paz é aquele aspecto julgador que habita em cada…