Pular para o conteúdo principal

Teatro para educar para o respeito á diversidade


O grupo de Teatro Arapoty nasceu do resultado de um curso de três anos no Ponto de Cultura Arapoty em Itapecerica da Serra, destinado á formação de jovens em "saberes e valores da matrizes ancestrais".  Neste curso os jovens de 15 á 18 anos aprenderam através das linguagens artísticas a importância, as contribuições sociais e culturais, e os valores éticos através de fábulas e histórias tradicionais dos povos indígenas e da cultura Africana.  A idéia agora é o grupo se aperfeiçoar, através da expressão teatral, na transmissão do respeito á diversidade cultural do Brasil. O teatro, neste contexto, é uma ferramenta que possibilita o aprendizado individual e coletivo, assim também como a multiplicação de mensagens que possam educar pessoas para o exercício de uma melhor cidadania. 
No ano de 2012 o grupo de teatro montou o texto: "Morená" de Kaká Werá, inspirado na mitologia do povo kamaiurá, do Xingú.  E segue o ano de 2013 levando o espetáculo para outras cidades.

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena