Pular para o conteúdo principal

Lutas dos índios é para o bem de toda a humanidade

Quando os índios lutam por demarcação e homologação de suas terras, é um bem para toda a humanidade, pois uma das características culturais dos povos ancestrais é a arte de cuidar da natureza, de tratá-la não como especulação e nem em proveito próprio, mas como uma extensão da fonte da vida. ÍNdio não explora a natureza, maneja. Índio não destrói a natureza, transforma. Índio não aniquila a fauna, convive com ela.
A diversidade de etnias e a diversidade de biomas caminham juntas, uma não extermina a outra. É claro que existem problemas sociais entre comunidades. É claro que asociedade indígena também não é perfeita, pois estamos todos em uma jornada de aprendizado e aperfeiçoamento mútuo. É claro que as pessoas, na verdade, são todas aprendizes da vida.
Nas culturas ancestrais estão presentes a memória de práticas sustentáveis que podem inspirar a moderna civilização para um modelo de vida mais adequado ao presente e ás novas gerações. 
Por isso peço para observarmos melhor as questões que aparentemente são dos índios, pois não são isoladas do conjunto da sociedade.
Somos uma trama sagrada de relações!

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena

Quatro atitudes de paz que nos tornam ricos

Não sabemos muitas vezes definir a palavra paz, mas quando a ouvimos, algo de bom ressoa em nossos corações. Onde há paz, há riqueza em todas as suas dimensões: social, econômica, ecológica, e pessoal.  Mas embora seja difícil definí-la, podemos pelo menos refletir sobre o que nos põe fora dela e o que nos aproxima, integrando-a. Na sabedoria ancestral são reconhecidas quatro atitudes que nos distancia de sua luz : A primeira atitude que a torna longe de nossa presença pacífica é a ideia de separatividade. Os mestres de sabedoria ensinam que somos uma só vida desdobrada em muitos, que embora tenhamos uma individualidade, em essência somos uma mesma respiração desa Vida. Mas criamos de nossas individualidades segregações, visões de mundo e sobre nós mesmos  que geraram conflitos diversos, que tem trazido desde tempos imemoriais toda sorte e graus de dificuldades nos relacionamentos e convivências. A  segunda atitude que nos distancia da paz é aquele aspecto julgador que habita em cada…