Pular para o conteúdo principal

Renasce a Embaixada dos Povos da Floresta

A Embaixada dos Povos da Floresta, que exerceu papel importante nos anos 80 para defender os direitos dos índios no Brasil, vai retomar as atividades em São Paulo. O escritor e ambientalista Kaká Werá, homenageado com o Prêmio Trip Transformadores em 2010, fala sobre o assunto.
O que é a embaixada?É formada por líderes indígenas históricos da Amazônia e do Mato Grosso, como Raoni e Álvaro Tucano. Ela teve um papel importante na Constituinte de 1988 para o índio conquistar a cidadania. Agora queremos focar em temas atuais, como o debate sobre o projeto de lei que pretende transferir o poder de demarcação das terras indígenas do Executivo para o Legislativo.
Onde ela vai funcionar?A sede será em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), mas vamos promover eventos em São Paulo. Vamos fazer uma exposição e um seminário em agosto.
Como será a exposição?Serão expostos trabalhos com foco em sustentabilidade, como o design de luminárias desenvolvido pelo Marcelo Rosenbaum com a tribo Yawanawá e o projeto de cestaria dos Baniwa para a Tok Stok. A ideia é mostrar o que há de vanguarda nos projetos indígenas hoje.

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena