Pular para o conteúdo principal

Indios ainda não são reconhecidos pelas contribuições ao país

O grande desafio em pleno século 21 em relação aos povos indínas no Brasil é o reconhecimento de suas contribuições na formação da nação brasileira, através de seus saberes diversos; na medicina tradicional, na arte, no modo de vida, na filosofia e no desenvolvimento de tecnologias sociais.
Durante os últimos 513 anos as populações indígenas passaram por experiências terríveis na relação com a colonização que surgiu de um modo abrupto e violento para com as raízes culturais do Brasil. somente no inicío do século 20 é que a relação de destruição das culturas foram lentamente sendo adandonadas e transformadas em relações mais assisntecialistas, no entnto sem o reconhecimento da alteridade. Ainda nas décadas de 60 e 70 os índios também sofreram a opressão do período militar, sendo tratados novamente como escravos e como estorvo.
Após a constituinte de 1988 muitas organizações indígenas surgiram; os descendente indígenas se expressara, com mais veemencia e hoje buscam lutas por questões sociais que vão além da demarcação das terra; mas tambem cidadania e direitos de aperfeiçoar o conhecimento e de manter valores preciosos de sus visões de mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena

ÍNDIO É PROGRESSO

Da época da colonização para os tempos atuais de certa forma ocorreu uma evolução no relacionamento da sociedade para com os povos indígenas. No início foram escravizados. Pouco mais de um século depois, com o advento da escravização africana foram perseguidos para serem mortos por serem considerado “estorvo” para os caçadores de tesouro. Com o tempo, foi-se caipirizando e caboclando os remanescentes das mais diversas etnias e apagadas suas memórias ancestrais.   Somente na metade do século XX é que começou a haver um interesse mais humanista pela diversidade étnica brasileira, que coincidiu com o delineamento da democracia nos anos 80, colaborando  também para surgir um movimento de cidadania indígena e revitalização de suas lutas históricas. No passado foram as chamadas “bandeiras” que destituíram milhares de comunidades de suas tradições e modo de ser. Atualmente  a pressão de grandes obras de infraestrutura em locais que por direito é destinado á povos indígenas ou á preservação amb…