Pular para o conteúdo principal

Indios ainda não são reconhecidos pelas contribuições ao país

O grande desafio em pleno século 21 em relação aos povos indínas no Brasil é o reconhecimento de suas contribuições na formação da nação brasileira, através de seus saberes diversos; na medicina tradicional, na arte, no modo de vida, na filosofia e no desenvolvimento de tecnologias sociais.
Durante os últimos 513 anos as populações indígenas passaram por experiências terríveis na relação com a colonização que surgiu de um modo abrupto e violento para com as raízes culturais do Brasil. somente no inicío do século 20 é que a relação de destruição das culturas foram lentamente sendo adandonadas e transformadas em relações mais assisntecialistas, no entnto sem o reconhecimento da alteridade. Ainda nas décadas de 60 e 70 os índios também sofreram a opressão do período militar, sendo tratados novamente como escravos e como estorvo.
Após a constituinte de 1988 muitas organizações indígenas surgiram; os descendente indígenas se expressara, com mais veemencia e hoje buscam lutas por questões sociais que vão além da demarcação das terra; mas tambem cidadania e direitos de aperfeiçoar o conhecimento e de manter valores preciosos de sus visões de mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena