Pular para o conteúdo principal

A sabedoria dos animais

Convivo com quatro cachorros em casa, entre eles Koda, o mais velho.  Cada dia me surpreendo o quanto os animais são imprescindíveis. A capacidade de prontidão e amor incondicional deles é algo surpreendente. Quando estou de bom ou mau humor, não altera em nada a disposição de carinho, de afago, de oferecer lambidas úmidas de amizade. O Koda, por exemplo, conversa na linguagem do silêncio com minhas filhas e desperta nelas o respeito pela vida e o amor no sentido mais amplo e sagrado da palavra. Bem já dizia um grande chefe indígena americano: "sem os animais,morreríamos de uma grande solidão de espírito...".
Os meus cães já curaram muitas tristezas de minha família e já ensinaram muitas lições, com olhares penetrantes e atenção plena a cada gesto de seus supostos "donos".
 Com certeza nós não somos seus donos. Em todas as famílias que conheço os animais são parte integrante dos familiares. São graças á eles que muitas crianças adquirem o hábito de cuidar do outro e de expressar afeto. São graças á eles que muitos adultos são retirados do vazio cultivado em solidão. São graças á eles que aprendemos a comunicação pelo silêncio que expressa a intenção da alma. Realmente, devemos muito aos animais!

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena

Quatro atitudes de paz que nos tornam ricos

Não sabemos muitas vezes definir a palavra paz, mas quando a ouvimos, algo de bom ressoa em nossos corações. Onde há paz, há riqueza em todas as suas dimensões: social, econômica, ecológica, e pessoal.  Mas embora seja difícil definí-la, podemos pelo menos refletir sobre o que nos põe fora dela e o que nos aproxima, integrando-a. Na sabedoria ancestral são reconhecidas quatro atitudes que nos distancia de sua luz : A primeira atitude que a torna longe de nossa presença pacífica é a ideia de separatividade. Os mestres de sabedoria ensinam que somos uma só vida desdobrada em muitos, que embora tenhamos uma individualidade, em essência somos uma mesma respiração desa Vida. Mas criamos de nossas individualidades segregações, visões de mundo e sobre nós mesmos  que geraram conflitos diversos, que tem trazido desde tempos imemoriais toda sorte e graus de dificuldades nos relacionamentos e convivências. A  segunda atitude que nos distancia da paz é aquele aspecto julgador que habita em cada…