Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 24, 2013

Homenagear a Diversidade

Em abril inicia-se logo mais as comemorações pelo Dia do Índio. Em pleno século XXI o que mais queremos na verdade, tanto os descendentes dos povos indígenas quanto os parentes das etnias ainda existentes; é o respeito e cuidado á biodiversidade e a ação para recuperação da dignidade da diversidade cultural existente ainda na dimensão continental do país.
Somos um povo plural desde antes de nos concebermos enquanto nação brasileira. Há estudos de que habitavam nestas terras cerca de 6 á 20 milhões de pessoas no século XVI;  e não eram todos iguais em língua, cultura e aparência  Sabemos hoje que só a diversidade proporciona riqueza em diversos sentidos: saberes, culturas, ciências,  cosmovisões, variedade de possibilidades de recursos, etc.
Seria um salto qualitativo e evolutivo se nesse período em que deveríamos honrar as raízes do Brasil, pudéssemos também reconhecer os benefícios da alteridade e pluralidade cultural.Na verdade, estaríamos aceitando desse modo a vocação natural des…

Somos Um em Muitos.

Não sabemos ao certo quando a espécie humana começou a se dividir em padrões de crenças que separa raça, cor, credo, e considera uns superiores aos outros. Também não sabemos o quanto é antigo a existência da estupidez e ignorância que produz guerras, inclusive filosofias que defendem a necessidade de haver genocídios como estratégia de limpeza social, racial, etc.
Mas a verdade é que o que diferencia o ser humano, no sentido de o tornar particularizado, individualizado e pessoalizado um do outro; são qualidades e características complexas, que vão desde a habilidade de adaptação em ecossistemas e situações diferenciadas no mundo; até as diversas visões que cada cultura constrói sobre si mesma.
Em essência, não há diferença. comungamos o mesmo sopro. Os índios não são diferentes dos não índios. Todos possuem os desafios de aperfeiçoamento de individualidade, personalidade, comportamento, etc. enquanto não avançarmos na amadurecimento de considerarmos como natural que somos uma unidad…

Cultura indígena nas escolas

Embora seja obrigatório a presença da cultura indígena nas escolas através de conteúdos que expressem os valores, os saberes, as contribuições e a presença da diversidade étnica no Brasil, devido a lei federal 11.645, ainda não a vemos  como uma prática no currículo escolar.
A falta de informação sobre a cultura ancestral do Brasil e sua dinâmica atual , assim também como o entendimento das transformações e desafios pelos quais passam, dificultam grandemente para haver um encontro entre o passado e o presente do país.