Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2014

Um pouco de minha história

Um dos meus principais trabalhos se relaciona diretamente com a natureza. A mais de duas décadas conduzo grupos de pessoas para as matas, através de trilhas e clareiras, em roteiros com o propósito de sensibilização, contemplação e de autoconhecimento. Sempre integrando á paisagens naturais, uma sabedoria ancestral, que convencionamos chamar de indígena, mas que vem de diversas culturas nativas brasileiras, predominantemente tupy e tapuia. Desde 1994 tenho abordado atividades pelo enfoque em valores humanos e cultura de paz, quando comecei na Fundação Peirópolis de Educação em Valores Humanos e na Unipaz; organizações que atuo até hoje. Estas instituições me propiciaram um aprofundamento em estudos nas tradições indígenas do Brasil e me deram a oportunidade de difundi-las em cursos, seminários e imersões.   No entanto, além de professor e facilitador de seminários e cursos; desde meados dos anos oitenta, com o povo guarani de São Paulo, destino considerável parte do meu tempo em proj…

Indio e metrópole

Em São Paulo existe , de acordo com o IBGE no censo de 2010, 37.915 índios em todos o Estado.  São 29 terras indígenas e dessas, apenas 12 demarcadas e homologadas. No entanto, nem todo este contingente habita em aldeias, pois há uma grande população de índios urbanos, que moram nas periferias da metrópole.
Estas pessoas foram empurradas para o estado por diversos motivos, que vão desde ameaças em suas regiões de origem, até a busca de melhores oportunidades para estudar e trabalhar a partir da desagregação de suas culturas originais. Como no caso dos povos oriundos do nordeste e do sudeste brasileiro.
Este fenômeno de migração acontece desde a década de 60, tendo se acirrado nos anos 80 onde também ocorre um processo de organização desta diversidade em busca de reconhecimento de suas identidades, oportunidades de geração de renda, e qualificação através da educação.
Minha família passou por este mesmo processo no início dos anos sessenta, quando migraram do norte de Minas Gerais e v…