Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 12, 2014

Dilma e Aécio.Prática e discurso

Tenho acompanhado diversas expressões de tentativas de convencimento de votar em Dilma ou Aécio. A militância petista se inflama de um lado colocando que posturas ideológicas estão em jogo: pobres contra ricos, socialismo contra capitalismo, esquerda contra direita.  Classe operária contra burguesia. A militância tucana coloca a questão da inflação, o aparelhamento corrupto do estado, a gestão medíocre da nação. No entanto, o que parece é que o grupo de Lula e Dilma fizeram, do ponto de vista ideológico, um governo mais para a social-democracia do que para os valores socialistas, aprendendo inclusive as mazelas do sistema social-democrata abrindo mão de princípios éticos quando também se especializa na prática da corrupção. Que diga-se de passagem não é uma corrupção qualquer, é uma corrupção dilacerante para toda a nação brasileira.  Tenho dúvida se Lula e seu grupo partilha verdadeiramente de valores socialistas, depois de ouvir o depoimento de Hélio Bicudo no youtube, um dos funda…

Kaká Werá é fundador do Instituto Arapoty

Mutirão é tecnologia da cooperação

Uma das características da tradição tupy que podemos considerar preciosas é o habito da puxirum, ou mutirum, ou ainda mutirão, conforme foi aportuguesado após o século XVI.
O mutirão é a arte do apoio coletivo, da mutualidade, da criação de vínculos respeitosos entre pessoas e famílias diversas.
O mutirão era fundamental para se formar um aldeamento, para se edificar uma casa, e para enfrentar situações críticas tanto sociais quanto individuais.
Somente foi possível existir uma sociedade sustentável, como foram as inúmeras etnias que passaram pelo Brasil e aquelas que ainda existem devido a prática do mutirão.
Aliás, o brasileiro mais simples, e portanto mais profundo, reconhece o mutirão com naturalidade e como um meio de sociabilização.

Somos natureza