Qualidade de vida

Frequentemente ouvimos a expressão "qualidade de vida" nos mais diversos setores da sociedade e nas mais diversas origens de pessoas. É uma coisa que todos querem. É uma palavra que cai bem em muitos tipos de discursos. No entanto, o que é qualidade de vida para uns, pode não ser o mesmo para outros. Tem gente que associa qualidade de vida com mansões, iates e milhões na conta, mesmo se isto for resultado de atividades ilícitas, ou as custas de exploração inconsequente da natureza. 
No entanto tem gente que associa qualidade de vida á um encadeamento de relações de equilíbrio social, ambiental, econômico e pessoal. São pessoas que reconhecem que a vida é um encadeamento de relações e que existe uma interdependência entre elas. São pessoas que sabem que uma atitude pessoal reflete em seu grupo familiar, social, e na comunidade maior a qual estamos todos inseridos. 
Aprendi com este segundo tipo de pessoas que qualidade de vida deve levar em consideração quatro tipos de cuidados: o cuidado consigo próprio, o cuidado com o lugar em que vivemos, o cuidado com o outro; e o cuidado com todas as formas de vida, das mais pequenas e supostamente inferiores até aquelas que se supõe superiores.  

Comentários

Postagens mais visitadas