Pular para o conteúdo principal

O Jaraguá é Guarani! Vitória!

Valeu a luta. Os guaranis do Jaraguá conquistaram definitivamente suas terras. Valeu o apoio da sociedade! Valeu a persistencia da comunidade! Valeu a colaboração de líderes indígenas de vários povos. Valeu o apoio de muitos amigos desta causa.
" A cidade de São Paulo ganhou uma nova reserva indígena. Os índios da tribo Guarani que moram no Pico do Jaraguá, na Zona Oeste da capital, vão poder ocupar uma área muito maior para viver. A tribo comemora e já faz planos para mudar de vidaCerca de 900 guaranis moram ao redor do Pico do Jaraguá numa área que não chega a dois hectares. Eles contam que reivindicam essa e outras terras na região há 60 anos. Uma portaria do Ministério da Justiça tornou esse lugar terra indígena Jaraguá. É uma área muito maior: 532 hectares. “Foram anos de luta”, disse o líder indígena Tiago Henrique Martin.
Os índios já fazem planos para essas terras. Eles já decidiram que numa parte delas querem reflorestar e na outra, fazer plantio. Eles também disseram que vão em busca de ajuda para melhorar a qualidade de vida.
No ano passado, reportagem do SPTV mostrou que eles viviam em condições tão precárias que não tinham como alimentar os cães que eram abandonados na aldeia. Agora como donos da terra, esperam participar dos programas de moradia saneamento saúde e educação oferecidos pelos governos municipal estadual e federal.
“A gente quer preservar um pouco de natureza que tem até tirar o nosso sustento”, disse o professor David. As terras ainda precisam ser homologadas, ou seja, legitimadas por um decreto presidencial.
  •  
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

NOSSAS RAÍZES PRECISAM SER RESPEITADAS

Kaká Werá fala sobre a questão indígena