Pular para o conteúdo principal

UM REITOR INDÍGENA

2015/06/11 14h56  - Atualizado em 2015/06/11 14h56 

Descendente de índios, professor roraimense E eleito reitor da UFRR

Jefferson Fernandes Quer priorizar Investimentos na Educação Indígena.
He E O Primeiro roraimense eleito o parágrafo carga; eleição foi na quinta (5).

Emily Costa Do G1 RR
Professor Jefferson Fernandes (esq.) Professor EO Americo Lyra were eleitos reitor e vice-reitor da UFRR-, respectively (Foto: Pedro Alencar / Arquivo Pessoal)Professor Jefferson Fernandes (esq.) Professor EO Americo Lyra were eleitos reitor e vice-reitor da UFRR-, respectively (Foto: Pedro Alencar / Arquivo Pessoal)
Com 476 Pontos - o equivalente a 32% dos sponsored - o professor de Jefferson Fernandes venceu uma eleição parágrafo reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na Noite Dessa quinta-feira (5), em Boa Vista. Fernandes, Que É descedente de índios da etnia Macuxi, E O Primeiro roraimense eleito o parágrafo carga. ELE EO professor de vice-reitor-Américo Lyra empossados ​​Serao EM Marco de 2016.
Filho de hum Servidor Público e de Uma Doméstica, Fernandes, de 51 anos, Nasceu na Antiga Vila do Surumu, that today Faz parte do Território da Terra Indígena Raposa Serra Sol (TIRSS). Por Conta Origem indígena e fazer histórico em Universidades Públicas, Quer PROMOVER Uma professora o gratuito incluído Educação de Qualidade e Investir, de forma prioritaria, nenhum ensino de Indígenas.
"Acredito Que Práticas pedagógicas Mais adequadas devem sor estimuladas na Nossa Instituição, Porque OS Alunos Indígenas aprendem de Uma Maneira diferente da Nossa. ELES TEM O Tempo DELES, o Entendimento DELES ea cultura DELES, POR ISSO devem sor Alvos de Programas Específicos", frisou , acrescentando ter 'Sensibilidade Pela Questão indígena ". "Passei boa parte da minha vida tendão ESSE Contato com OS índios, ENTÃO sei Muito Bem Como lidar com ESSA Questão".
He also that Disse ASSIM that assumir a reitoria, pretende Qualificar O Corpo técnico da Instituição, Investir na humanização do ensino e na Relação dos Alunos com uma universidade. Atualmente, a professora Gioconda Martínez Ocupa o cargo de reitora da UFRR. 
"Entendemos Que Dando hum salto de Qualidade nenhuma técnico Corpo, conseguimos elevar o nivel de atendimento instituicional. Além Disso, pretendemos melhorar o ambiente físico da UFRR parágrafo atrair OS Alunos e mante-los Los Angeles, evitando ASSIM um Evasão dos Estudantes. Fazendo ISSO não Primeiro ano de mandato, JA poderemos colher bons Resultados nenhum ano Segundo ", Afirma.
Sobre Ser O Primeiro roraimense um Ser eleito PARA O posto de reitor, Fernandes que sejam considerados that uma Instituição Precisa CRIAR uma "cultura acadêmica a Partir dos Pequenos".
"A universidade Precisa melhorar a Qualidade fazer Profissional Que forma é Isso comeca desde como bases. Por ISSO, parágrafo vamos Investir em bolsas um Eagro [Escola Agrotécnica da UFRR] e não Colégio de Aplicação, parágrafo Levar cessos Alunos à Graduação E Depois um POS -graduação. ASSIM assim, 'Alimentar' vamos OS mestrados e doutorados that UFRR Já oferta e AINDA IRA ofertar ", encerrou.
Reitor e Vice-reitor
Professor Jefferson Fernandes e Doutor do Curso de Agronomiae dez MAIS de 20 anos Dedicados à UFRR. Já o Vice-Reitor, professor Américo Lyra E Doutor e Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFRR. E Natural de Brasília. Ambos were eleitos Pela chapa 'Amanhecerá: Diálogo e Renovação' e devem Gerir um UFRR Entre 2016 e 2019
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

TEKOA: COMO TORNAR UM LUGAR SAGRADO

Esses dias recebi uma frase no facebook, atribuída á um biólogo, que dizia o seguinte: "se desaparecessem todos os insetos da Terra, em 50 anos a vida no planeta se exterminaria; mas se desaparecessem os seres humanos, em 50 anos toda a Terra seria reconstituída e renovada com toda a sua biodiversidade" . Não creio que há exageros nisso, realmente nós, seres humanos temos tido comportamentos terríveis em relação ao modo como interagimos com o espaço em que vivemos: seja ele o ambiente, o lugar onde moramos e também com as pessoas com quem convivemos. Dizem alguns mestres de sabedoria que um espaço em desarmonia é resultado de uma mente em desarmonia. Uma casa em desarmonia é resultado de uma mente em desarmonia. Um corpo em desarmonia também é resultado de uma mente em desarmonia.Por isso, independente de ambientes sofisticados ou simples, ao cuidar do lugar, com gratidão e carinho, ele refletirá esse "clima". Assim também, quando arrumamos a nossa "casa" …

A raiz do xamanismo e da sabedoria tupi

É
É com grande alegria que anunciamos a publicação de mais este importante livro, que contém os preciosos fundamentos de uma das grandes tradições espirituais da América do Sul: a tradição ancestral tupi-guarani! "Desde os últimos duzentos anos de peregrinação tupi-guarani, existe uma profecia que fala do retorno de Tupã no coração dos Homens, para iniciar ‘a quarta humanidade’. Segundo essa antiga tradição, Tupã é um dos nomes do Grande Espírito, do Sagrado Mistério, da causa de toda emanação de vida. É a Consciência Infinita, presente, mas adormecida em nossos corações e mentes, que precisa ser despertada. Existe uma via chamada ‘Apecatu Ava-porã’, que significa O Caminho do Homem Sagrado. É um método de aprimoramento pessoal em que a natureza e suas forças apoiam o ser humano em seu alinhamento, despertar e integração da consciência a partir de músicas, meditações e sons apropriados. Para isso, ‘há que se conhecer o Trovão e o Vento’, diziam os antigos mestres Nessa via, o Tro…