Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 15, 2015

Militarismo é avô da crise de sustentabilidade e da corrupção

O militarismo no Brasil trouxe como consequência a ditadura, que por sua vez trouxe como resultado o crescimento do desmatamento de modo desordenado, a tentativa de exclusão dos povos e cidadãos indígenas da identidade nacional, e a corrupção através de projetos megalomaniacos e pirotécnicos em nome de um suposto desenvolvimento. Podemos constatar isso na famosa "Transamazônica, que liga hoje o nada ao nada e gastou bilhões de dólares. No projeto Carajás, uma continuidade de uma visão equivocada de progresso.


A ditadura militar calou vozes de jovens, de mulheres, de negros e de tudo que representava uma questionamento ao sistema instalado. Na época do militarismo os índios xavantes, guaranis e krahos foram absorvidos para os quartéis em Minas Gerais, Belo Horizonte, na Pampulha, e treinados para serem auxiliares de tortura de "pau de arara". Em Tocantins, na Ilha do Bananal, os militares arregimentavam karajás, javaés e avá-conoeiros para serem seus serviçais, trabalhad…

Uma ética para a vida

O cidadão brasileiro está indignado com a mentira e a corrupção e revela a grande crise desta época: ética e valores. Mesmo os que não se manifestaram nas ruas neste último domingo de março. No entanto, ainda assim a câmara federal tentou  mais uma vez colocar em curso a PEC 215, que transfere o poder de demarcação de terras indígenas do executivo para o legislativo. Com tantos temas urgentíssimos a serem colocados em pauta, como por exemplo uma ampla e profunda reforma política e tributária; sempre que possível tentam rapidamente colocar na ordem do dia este projeto de emenda que todos os povos indígenas do Brasil e aliados ambientalistas temem.
Porque dão tanta importância a esta pauta? Quem tem mais interesse neste tema? São aqueles que querem oficializar a devastação e a exploração indiscriminada da natureza em nome de um suposto desenvolvimento que não é mais plausível nos dias de hoje. Devastação essa que, segundo estudiosos do clima, é responsável também pela diminuição do flu…