Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2015

Indios perdem colheita

Os índios da etnia pankaiwká perderam plantações irrigadas em 2012, no municípío de Jabotá, Sertão, depois que tiveram a energia cortada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). À época, a Fundação Nacional do Índio (Funai) entrou com uma ação e, após quase três anos, a Justiça Federal entendeu que houve prejuízos coletivos, condenando a empresa a pagar R$ 129.429,60 por perdas materiais e R$ 70 mil por danos morais. A decisão é do juiz federal Bernardo Monteiro Ferraz, da 18ª Vara, em exercício na 38ª, e ocorreu no dia 18 de março. As informações foram repassadas nesta quarta-feira (25). A assessoria de imprensa da JF comunicou que "a Celpe alegou que suspendeu o fornecimento pela existência de débitos na conta do consumo e também devido à ligação clandestina no local, feita pelos indígenas após corte anterior". No entanto, destaca que a companhia tinha apenas um medidor para 42 famílias, total de 155 pessoas. "Esse tipo de cobrança coletiva não atendia ao req…

Vida

A vida entra pela janela da manhã
e descansa sua luz nas águas
da umidade da terra, no silencio das pedras...
e prossegue nas folhas, nas raízes
das vozes dos insetos
e no brilho dos olhos dos animais.
O homem também vibra seu tom,
mas as vezes esquecido de si.

A Consciência deve ser despoluída

Diante do mundo que presenciamos nos noticiários; transbordando injustiça, miséria, guerra e toda sorte de jogatina, devemos ser firmes no propósito de cuidarmos de nossa consciência.
A sabedoria ancestral diz que ela é que comanda o mundo exterior e não é o mundo exterior que a comanda. Dela emana os impulsos mais profundos do ser.
Mas, no entanto, ela pode ser facilmente influenciada pelas situações e fatos externos. Principalmente quando não questionamos, refletimos, filtramos, e eliminamos aquilo que se acumula como uma crença doentia turvando a sua percepção.
Por isso, é necessário também uma árduo trabalho de despoluição através da auto-reflexão, contemplação e meditação.