Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 12, 2015

Povo Zoró dá lição de sustentabilidade

Eles vivem em 24 aldeias na região do município de Rondolândia (a 1.100 km de Cuiabá) e têm trabalhado em parceria com o projeto Pacto das Águas, da Petrobras, que apóia o manejo sustentável em comunidades indígenas e extrativistas. A produção está só no começo. Os índios, por meio da Petrobras e da Associação do Povo Indígena Zoró (Apiz), aprenderam a utilizar o secador rotativo para beneficiar as castanhas. A máquina permite secar até 2,5 toneladas por dia. Assim, as amêndoas ficam mais limpas, mais duráveis e menos úmidas. Tornam-se um produto mais viável para o fornecimento das empresas e cooperativas que o compram, as quais geralmente têm uma demanda de 700 toneladas ao ano. Já a aquisição da máquina foi possível graças ao Projeto de Conservação e Uso Sustentável das Florestas do Noroeste do Mato Grosso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD/Brasil), segundo o Sindicat…

A semente do sucesso começa pelas raízes

Nada a comemorar.

Desmatamento aumenta. As águas sendo tratadas como negócio. O clima em meio á debates de interesses meramente econômicos. As terras que deveriam ser destinadas aos remanescentes de antigas tradições sendo disputadas na base da tiro ou das negociatas parlamentares de interesses escusos. A bancada da bala ditando regras contra a paz. Por isso nesta semana de abril, onde se comemora o nascimento do Brasil, as lutas pela liberdade, a honra aos povos indígenas; não há nada a comemorar.
Temos muito o que refletir e muito o que fazer. Há um sentimento coletivo no ar, uma clara indignação mas uma difusa compreensão em relação ao que fazer.  Nuvens de dúvidas permeiam a sociedade e são pesadas e escuras.
Uma coisa é certa, precisamos resgatar algo de humano em nossas relações. Algo de genuinamente humano, que é a capacidade de pensar no futuro melhor para toda a coletividade de seres - incluindo os seres da natureza - e agir no presente nesta direção. Olhar adiante e agir no agora, como diz a…