Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 1, 2015

UM REITOR INDÍGENA

2015/06/11 14h56  - Atualizado em 2015/06/11 14h56 Descendente de índios, professor roraimense E eleito reitor da UFRR Jefferson Fernandes Quer priorizar Investimentos na Educação Indígena.
He E O Primeiro roraimense eleito o parágrafo carga; eleição foi na quinta (5). Emily Costa Do G1 RR FACEBOOK

As Vozes da Ancestralidade estarão no Sesc

Programa
A literatura indígena é considerada por alguns estudiosos um ”fenômeno” novo, conforme os meios que regem o sistema literário tal como conhecemos. Essa novidade é porque a literatura dita “indígena” é muito mais abrangente e significativa. Para os povos indígenas, ela é mais que textos escritos no papel. Nesse sentido, esta literatura existe desde o principio dos tempos, permeando as diversas faces e linguagens da milenar cultura indígena. A literatura encerra um discurso que permite a leitura do universo, do mundo e do outro. A literatura indígena fala, pois, do que dá origem e sentido ao ser e ao existir.

Além disso, a literatura indígena é parte das vozes ancestrais. O grafismo, os ritos, o canto e a dança, este multiforme discurso é parte indissolúvel na materialização da literatura indígena, que encontrou novos meios de se propagar no mundo atual, representado por integrantes dos povos indígenas em forma e livros.

O caminho percorrido por esta literatura, dentro e fora …