Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2016

TEKOA: COMO TORNAR UM LUGAR SAGRADO

Esses dias recebi uma frase no facebook, atribuída á um biólogo, que dizia o seguinte: "se desaparecessem todos os insetos da Terra, em 50 anos a vida no planeta se exterminaria; mas se desaparecessem os seres humanos, em 50 anos toda a Terra seria reconstituída e renovada com toda a sua biodiversidade" . Não creio que há exageros nisso, realmente nós, seres humanos temos tido comportamentos terríveis em relação ao modo como interagimos com o espaço em que vivemos: seja ele o ambiente, o lugar onde moramos e também com as pessoas com quem convivemos. Dizem alguns mestres de sabedoria que um espaço em desarmonia é resultado de uma mente em desarmonia. Uma casa em desarmonia é resultado de uma mente em desarmonia. Um corpo em desarmonia também é resultado de uma mente em desarmonia.Por isso, independente de ambientes sofisticados ou simples, ao cuidar do lugar, com gratidão e carinho, ele refletirá esse "clima". Assim também, quando arrumamos a nossa "casa" …

Kaká Werá em Aracaju:

A espiritualidade da natureza

A espiritualidade não é um movimento e nem uma ideologia. Não é uma teoria criada por alguém. Também não é privilégio de alguns. Embora não seja reconhecida por inúmeras pessoas.  A espiritualidade é um princípio universal que está na base da sabedoria humana. Ao longo da presença de diversas culturas pelo mundo desde épocas imemoriais ela tem estado presente em sistemas de conhecimento, filosofias, cosmovisões, memórias, etc. A mais antiga noção de espírito e de espiritualidade vem da natureza. Ela foi e é a inspiradora do reconhecimento e do desvendamento do mistério que somos. Nesse sentido as culturas que se formaram com laços fortemente traçados com a natureza desenvolveram uma espiritualidade e uma visão de espirito de extrema poesia e integração. Uma das culturas que se expressou de um modo agudo e profundo essa relação do espírito com a natureza foi a tradição tupi. Umas das mais antigas raízes culturais do Brasil.  A tradição tupi tem mais de 12.000 anos de presença na face …

É preciso olhar para o Céu com os pés na Terra

Xamanismo no Brasil

Embora o Brasil possua uma das maiores diversidades culturais do planeta, e estas por sua vez apresentam uma diversidade ainda maior em relação ao sagrado, á cosmovisões, , á filosofias espirituais ancestrais; quando se menciona a palavra xamanismo se associa diretamente á algumas informações e referências da cultura norte-americana. A década de noventa foi uma época de crescimento de influência de técnicas e informações superficiais do que uma determinada literatura convencionou chamar de "medicina indígena", que passou a influenciar leigos e especialistas nas áreas da psicologia e de estudos da alma humana. Muitos instrutores destas técnicas pouco conhecem sobre a história, a cultura, os valores, as questões sociais destes povos ao qual importaram fragmentos de sua ciência, mas aplicam-nas fazendo suas próprias teorias e conceitos, quando o fazem, sobre o tema. O uso das plantas de poder, os cantos e batidas de tambor, a chamada sauna sagrada, viraram práticas daqueles q…

O Grande ritual da vida

O aprendiz perguntou ao velho Pajé qual o ritual mais poderoso, qual o grande ritual que poderia trazer benefícios para toda a vida, e qual seria aquele que daria o poder de vencer inimigos.
O Velho Pajé acendeu o fogo no chão e jogou umas folhas secas que exalaram um perfume prazeroso e tranquilizador.
O chão de terra batida e limpo da oca promovia o sagrado do clima.
A luz do fogo clareou o ambiente, era um momento âmbar, quase dourado.
O Velho Pajé olhou para a ansiedade do jovem:
- Pequeno caminhante, antes de mais nada, um ritual é um diálogo que se realiza com o espírito da tempo, o espírito do espaço e o espírito das intenções que se promove. Toda intenção perversa, maledicente, vingativa, caluniadora, e outras procedências ruins, não possuem o verdadeiro poder. Além disso, um ritual pode se transformar em um hábito, uma crença, ou uma tradição. Ou seja, pode se transformar em uma ação contínua e degradante, se for mal intencionado.
- Então não existe ritual poderoso!
- Sim, e…

A arte do trovão criador

A expressão "trovão", dentro do contexto da filosofia tupi, se refere ao aspecto "criador" do consciência.  O ser humano é em essência um "trovão" criador. Dotado de relâmpagos que na língua inglesa são chamados de "insights". Há nele também os lampejos intuitivos. Os clarões criativos. Os trovejares das idéias, dos ideais, das possibilidades.
Esse trovão é algo á ser conhecido melhor por cada um de nós. Pois somos nós, mas ao mesmo tempo não temos ciência disso. Embora façamos uso de suas qualidades, pois afinal de contas, é a nossa própria consciência.
Já o vento é o corpo do trovão. O vento é o espírito do ser propriamente dito. Mas é um vento que não se extingue. É o vento da vida que nos habita e que vibra tudo que há. Tudo que é. E esse vento é um tema central de uma ancestral pergunta humana: o que verdadeiramente somos nós?
Uma das mais antigas culturas desse lados das Américas, a tupi-guarani, se debruçou na busca da resposta a essa pe…

Mudar a história

Índios são ameaçados por desastres sociais, reservas indígenas são invadidas por garimpeiros, índios são bombardeados em ônibus vindos da escola rural. São diversas as más notícias sobre índios que ocorrem neste momento, principalmente entre o norte, o nordeste e o centro do Brasil. A degradação acentuada da amazônia atinge diretamente inúmeras pessoas de tradição indígena, caboclos, ribeirinhos. além de todos os ecossistemas desta região. Por trâs disso está uma mentalidade centrada em um falso progresso e em um falso desenvolvimento, pois embora diretamente em curto prazo são estes povos os afetados, na verdade toda a sociedade torna-se vítima de tal modo de agir, pois á médio prazo estas ações produzem catástrofes sociais, naturais e anti-naturais em diversas regiões do país. Só o uso adequado dos recursos naturais, o investimento em geração de energia limpa e um enorme esforço da sociedade urbana em partir para um consumo ecologicamente correto pode atenuar muitos dos problemas so…

Felicidade é só questão de sintonia